-
Arquitetos: STC Arquitectos
- Área: 60 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de forte inclinação e vasta vegetação em plena serra cordobesa está situado este pequeno refúgio que respeita as características do solo natural e conserva a vegetação existente sem alterar a paisagem serrana.
Foram recuperados materiais em desuso, processados em oficina e transportados ao local para montagem. A escolha dos materiais e os acabamentos conjugam sustentabilidade tecnológica com uma forte adaptação ao clima local e baixo impacto ambiental.
O partido foi definido a partir de três elementos que resolvem o projeto: a grande cobertura metálica que gera um teto leve que protege a residência cobrindo as circulações e galerias. Um prisma metálico com fechamentos móveis que resolve o programa principal (cozinha-sala de jantar, banheiro e dormitório). Uma plataforma de madeira elevada, para manter as características do terreno, construída com tábuas de eucalipto recuperadas, que foram planejadas para reutilização.
A estrutura foi resolvida por meio de tubos de petróleo de 3", perfis metálicos laminados a frio recuperados de demolições, assim como as placas de madeira que cobrem todo o piso.
No equipamento, foram utilizados restos de UPN e IPN de diferentes tamanhos, bancadas Hº Aº executadas no local, portas internas feitas de postes reciclados, e aberturas feitas com peças de tubos estruturais.
Todos os revestimentos externos, tanto verticais, quanto horizontais, foram trabalhados com chapas metálicas sinusoidais recuperadas de um antigo galpão rural, enquanto nos interiores foram revestidos em placas cimentícias e de gesso.
O projeto persegue um discurso de conscientização sobre a reciclagem, propondo uma solução sustentável que reutiliza diversos materiais em função de uma arquitetura austera, econômica e de fácil manutenção que se adapta às condições do terreno.